quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fontes de Ideias

Apesar das artes e veículos carregarem características próprias e terem um público-alvo, o cinema, a escrita e a televisão, muitas vezes, conversam entre si e acabam se complementando. 
Basta prestarmos atenção para identificarmos a influência de um meio na produção de outra obra. Ás vezes, não está tão clara essa troca de ideias, mas é interessante perceber o quanto diz sobre a história que está sendo contada.


Carrie, A Estranha: o mais recente filme sobre a garota com poderes paranormais ganhou a crítica e os fãs e influenciou outras produções, até nacionais. Na novela Chocolate com Pimenta, há uma releitura da famosa cena do banho de sangue em que Carrie é humilhada pelos colegas no baile da escola.
Foto: http://www.adorocinema.com/
Justamente no ambiente estudantil, Ana (Mariana Ximenes) era vítima das brincadeiras das outras alunas, que organizam um trote contra a protagonista. A moça vira motivo de piada quando acaba toda suja no meio da festa do colégio e resolve ir embora da cidade. Diferente de Carrie, que se vingou na noite do baile, Ana trama a vingança e volta anos mais tarde para executá-la.

Apesar de fazer referência a esse clássico do terror, a novela também remetia ao filme O Magico de OZ, seja pelas semelhanças entre a protagonista e Doroty, a heroína daquele filme (ambas foram criadas pelos demais parentes e, nas duas tramas, o lar das personagens era uma fazenda), ou pelas descobertas que cada uma realizava, seja no amadurecimento ou na ajuda a outros personagens.
Foto: http://www.adorocinema.com/
Dom Casmurro: há uma infinidade de produções que fazem referência a uma das personagens mais famosas do escritor Machado de Assis, Capitu. A personagem já apareceu no cinema no filme Dom e na minissérie Capitu.  
Manoel Carlos já havia criado uma heroína com este nome em Laços de Família. Na ocasião, Giovana Antonelli interpretava uma garota de programa que escondia de todos sua real ocupação. Por receber ameaças do pai de seu filho, ela vivia apreensiva.
E tensão emocional é algo que marca as novelas do escritor! Na novela que estreou nesta semana, Em Família, não há uma Capitu, nomeada, mas existe sim uma situação que lembra bem o triângulo amoroso de Dom Casmurro. Helena (Bruna Marquezine, na primeira fase da trama) é prima e namorada do ciumento Laerte (Guilherme Leicam). Ao mesmo tempo, cultiva uma amizade com Virgílio (Nando Rodrigues).
Só que o amado da moça não gosta da aproximação dos dois, mesmo sendo amigo do rapaz. Em cada menção ou em até uma simples conversa entre a namorada e outro homem qualquer, Laerte já imagina que amada lhe traiu ou interpreta de outra maneira a conduta dos amigos de Helena.

Furioso e desconfiado, ele quase matou Virgílio, assim como Bentinho pensava em matar o próprio filho, já que via no menino traços do melhor amigo, Escobar. Ambos acreditavam nas traições das mulheres, mesmo sem nenhuma prova concreta. 

No caso do livro, não há certeza de que Capitu realmente traiu o marido, mas na novela Helena também não chegou a enganar Laerte, pelo menos não na primeira fase da trama. Vamos falar mais dessas conexões em breve. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário