quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A teatralidade da banda Panic! at the Disco

Um mágico, dançarinas e o que mais a imaginação inventar! respeitável público, esse é o exótico universo de Panic! At the Disco! Unindo clássicos instrumentos musicais, como o piano, à potencialidade e modernidade da guitarra e bateria, os meninos do grupo agitam as rádios desde 2005 e I Write Sins Not Tragedies foi o primeiro single a virar sucesso.

O clipe é bem agitado: o vocalista encarna uma espécie de justiceiro para livrar um rapaz de um casamento. O que era para ser uma calma cerimônia religiosa transforma-se em uma total baderna com um fim curioso.

Tempo de Colégio
Os integrantes do Panic! conheceram-se na época da escola. Da formação original, apenas Spencer Smith e o vocalista Brendon Urie continuam até hoje no grupo. Apesar de Urie não ter criado o conjunto, é quase impossível dissociar o cantor da banda. Os trejeitos e a interpretação carregada do cantor dão aquele tom mais dramático e cômico à canção. E dramaticidade é com eles mesmos!
Em The Ballad of The Mona Lisa, Urie é um fantasma que precisa desmascarar uma malfeitora. Tudo, do cenário às roupas dos figurantes, lembra o passado. Esse retorno, como uma tentativa de resgatar o que já se perdeu, ou um modo alternativo de interferir na realidade mesmo sendo isso improvável – pelo menos materialmente, como no caso do contato entre a menina e o fantasma de Urie para que a revelação final no clipe ocorra – é uma marca registrada no trabalho da banda.
A crítica à realidade é outro traço do grupo. No vídeo, a única pessoa que vê o rapaz falecido é uma criança. Talvez porque ninguém via a situação com clareza – perceba os efeitos da lente no começo do clipe – ou estavam todos no “piloto automático” – veja que várias engenhocas complementam o visual e até formam partes do corpo dos personagens em uma alusão à desumanização do homem que atinge o progresso e prospera. 
Assim, o indivíduo, situado na sociedade que enaltece a riqueza em detrimento dos outros, fica mais próximo das máquinas do que da própria humanidade. Os meninos também volta no tempo em que eram estudantes em New Perspective, música tema do filme Garota Infernal, estrelado por Megan Fox. A atriz dá vida a uma jovem que se transforma em um monstro depois de ser vítima de um ritual que não termina bem.
Nostalgia
O trabalho mais recente da banda foi lançado em 2013 e um dos hits principais é Miss Jackson que tem uma batida mais dançante e Pop, mas que ainda é Panic! at the Disco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário