sexta-feira, 20 de março de 2015

Elvis morreu...e virou vampiro!

“Elvis não morreu!”. Quem nunca ouviu essa famosa frase sobre o Rei do Rock? Polêmicas e boatos à parte, parece que as pessoas gostam de brincar com essa possibilidade do astro não ter morrido, lá em 1977. E se algo pelo caminho deu errado e Presley acabou virando um vampiro...isso mesmo! Calma, isso é só ficção.

Na verdade, a “sugestão” foi da escritora Charlaine Harris, autora da série de livros As Crônicas de Sookie Stackhouse, que conta a história de uma simples garçonete que trabalha em um bar frequentado também por vampiros (sim, estamos falando da obra que inspirou a série True Blood), já que na trama houve a criação de uma bebida que imita o sangue humano, consumida pelos vampers, o que, em tese, validaria a convivência entre humanos e os seres das trevas.

Na prática, não é bem o que acontece, já que há radicais dos dois lados e uma trama paralela envolvendo Sookie, que não é apenas uma telepata – como se isso já não fosse incrível. Voltando à fita, um dos personagens, Bubba, é um ser que não conseguiu se adaptar à condição de vampiro, o que explica o jeito abobalhado e tolo. Acontece que ele é extremamente parecido com Elvis Presley e ainda canta, o que nos instiga a pensar que a escritora esteja fazendo uma brincadeira com os leitores. Uma lembrança interessante feita pelo leitor Adriano Siqueira é que Elvis já se envolveu em outra aventura fantástica. No filme Bubba Ho-Tep, o cantor troca de lugar com um músico cover e acaba indo para um asilo, como um cidadão qualquer, quando é confrontado por uma múmia que estava sugando as almas dos outros idosos do local (saiba mais no link).

Foto: site Mundo Estranho
Billy Idol
Outro cantor famoso também parece ter um sósia na ficção. Billy Idol tem um irmão quase gêmeo em Buffy, a Caça-Vampiros. Spike (James Marsters) é um vampiro de mais de cem anos, roqueiro, fã de Ramones, loiro, rabugento, que passou boa parte das sete temporadas do seriado infernizando a heroína do título e seus amigos bolando planos para acabar com o mundo, destruir a cidade de Sunnydale, mas no fim virou um bom (?) moço. Tem uma cena interessante em que a Caça-Vampiros pergunta a um homem se ele havia visto Spike, descrevendo o rapaz. O outro responde perguntando se não era o “cara que parecia o Billy Idol”, mas Buffy conta que, na verdade, foi o artista que imitou o visual de Spike. Até o nome dos dois é igual: William, a alcunha verdadeira do cantor.


Outro exemplo dessa associação é o filme A Rainha dos Condenados, no qual o famoso vampiro Lestat (interpretado por Tom Cruise em Entrevista com Vampiro), era um jovem roqueiro rebelde (Stuart Townsend). Ambas as tramas são inspiradas nos livros de Anne Rice.

2 comentários:

  1. Já teve um Bubba como Elvis em filme que pode acrecentar mais a esta materia. é um filme bem curioso. :-) - http://en.wikipedia.org/wiki/Bubba_Ho-Tep
    abraços
    adriano siqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriano, valeu pela contribuição. Parece que Bubba foi o "apelido" que o Elvis deu para a múmia. Até mais.

      Excluir