quarta-feira, 15 de abril de 2015

Artesanato é fonte de renda e expressão para artesãos em Santa Catarina

O artesanato em Araranguá, cidade do sul de Santa Caarina, é uma das atividades mais disseminadas no município, tanto por artistas profissionais quanto por aqueles que não se dedicam apenas a essa prática. O trabalho, porém, não se torna tão conhecido na região também por falta de divulgação das criações. Para evidenciar suas produções, os artesãos aproveitam as festas e feiras do município para comercializarem as peças e marcarem presença na comunidade. 

No sábado, dia 11, o público da 3ª edição da Araranguá Fest conferiu de perto quadros, bonecos e objetos de decoração expostos no parque de eventos montado na Avenida XV de Novembro, situado no antigo campo da Aviação. A artesã araranguaense Cléa Aguiar cria peças há dez anos e começou vendo modelos de enfeites e outras peças na internet.


“O artesanato é uma das coisas que só realmente faz quem gosta”, destacou Cléa, que pensa que os profissionais poderiam ter mais apoio na cidade, como forma de valorização do trabalho que realizam. A artista comentou que apenas uma peça pode levar até seis horas para ser terminada.
Além desses artigos, esteve expondo no local a artesã natural de Jacinto Machado, Charlene Peruchi  Dalmolin, que desenvolve filtros dos sonhos a partir da técnica macramê, tanto na versão original, quanto no formato de brincos e chaveiros. A jovem contou que os mais novos acabam procurando as bijuterias, que custam entre R$ 8,00 a 12,00, enquanto o preço mínimo dos filtros é R$ 7, 00, e varia conforme o tamanho do objeto.


“Dá para ter uma renda extra; às vezes, exponho as peças no Calçadão de Araranguá também”, relatou a moça. Sobre os itens, a artesã diz que o ideal é que as pessoas ganhem os filtros, que, de acordo com uma lenda indígena, teriam o poder de filtrar as energias negativas, liberando apenas as positivas e proporcionando um sono melhor.




A pintura também ganhou espaço na festa, com a exposição de telas do artista Gilberto Martins, que pinta belas paisagens. A esposa do autônomo, Adriana Damiani Martins, é quem estava responsável pelos quadros. “A venda das telas ajuda como complemento da renda”, contou Adriana que revela que o marido estará desenvolvendo quadros em alusão aos cartões-postais da cidade, como o Morro dos Conventos, que possivelmente estarão expostos durante a Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário