domingo, 19 de janeiro de 2014

Profissão: produtor

Cada pessoa possui uma profissão e, algumas vezes, até mais de uma. Médico, advogado, escritor, arquiteto ou professor: há tantos tipos de trabalhos existentes que, às vezes, fica complicado de explicar para as pessoas o que, afinal, você faz. No entanto, como eu trabalho com a comunicação, é até irônico dizer que as pessoas não entendem quando falo do meu emprego.
Foto divulgação/ web
- Eu trabalho em uma rádio.

- Que legal! Você fala no microfone e tudo? Você é locutora?

- Não.

-Não? Mas você não trabalha com rádio?!


- Sim, mas não na locução. Eu trabalho, digamos, organizando o programa, selecionando os assuntos que vão para o ar no programa de rádio e...

-Ah, você é aquela pessoa que mexe nos botões, ah, interessante...

- Não, não, esse é o operador!

- Ok, então, o que é que você faz???

- Eu sou a produtora!

- Ah, certo. E isso é jornalismo?

É, mais ou menos assim que reagem quando eu respondo o que eu faço. Se as pessoas que não convivem com você desconhecem bem a sua profissão, não pense que os de casa entendem mais.
- Oi, fulana. Tudo bem?

- Tudo. E, aí, como vai a família? Os filhos, o marido?

- Ah, tudo ótimo.

- Ah, e ciclana, está estudando?

- Sim, até já arrumou um emprego. Ela é, é, é Assessora!

- É, o quê?

- Não, não é isso. Ela é Redatora! Ah, não é também! eu esqueci, mas tem a ver com notícia, sabe. E agora, por isso, todo mundo lá em casa é super informado...

A produtora tem que saber o que vai ser desenvolvido no programa, as preferências do público, as informações preliminares de uma notícia (se houve um acidente de trânsito que interrompeu o fornecimento de energia na cidade, ela precisa reunir os primeiros dados, verificar a situação e repassar para o apresentador) e ter em mente o que é mais importante em meio a tantos fatos ocorrendo ao longo do dia.

Ás vezes, é tanta correria que você acha que vai ter uma síncope antes do fim do dia, mas, nada que um café e um bom sono em casa não resolvam. Até porque no outro dia tem mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário