quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A Velocidade da Vida

Texto publicado em 2013 pelo Portal Contato Net 

Uma vez li uma crônica sobre a intensidade com que os fatos acontecem em nossas vidas. Vivemos os dias sem se dar conta. As horas, as semanas e os anos chegam e vão embora sem nos preocuparmos com o momento vivenciado.

Assim, o amanhã é subjugado e deixado de lado, mais importando as sensações instantâneas do que a existência em sua totalidade. É devido a esse desejo incessante de experimentarmos as coisas sem se importar com as consequências das ações que os fatos fogem do controle. É pela sede do novo inconsequente que sucumbimos. 
Paul Walker
E nessa vontade se mostrar na direção de tudo que se prova que não detemos o poder sobre nada, nem sobre nós mesmos. O ator Paul Walker acabou morrendo em um acidente de carro de forma trágica. O que se torna curioso é que o astro da franquia Velozes e Furiosos perdeu a vida justamente em um contexto explorado na produção em que estava envolvido há certo tempo e que lhe proporcionou fama e dinheiro.

Na trama, Paul é um policial que se infiltra no universo do crime, vivendo grandes emoções sobre quatro rodas. Prestes a estrelar o sétimo filme da série, o rapaz morre da mesma forma que outro astro da telona, James Dean.
James Dean
O eterno rebelde sem causa morreu jovem também na estrada, um dos principais elementos de seus filmes. Na curta carreira como ator, Dean encarnou o jovem incompreendido e com vida desregrada, deixando como herança o jeito rebelde cheio de atitude e ímpeto. O astro de Juventude Transviada serviu de inspiração para gerações inteiras.

Tanto Dean quanto Walker foram vítimas da velocidade. No trânsito ou na vida? o certo é que nos dois âmbitos, é preciso cautela. Calma também porque dependemos das outras pessoas e de como conduzem sua trajetória. E da mesma forma, nossas ações produzem resultados nem sempre satisfatórios ou agradáveis.

Se é difícil obter o controle sobre o que acontece ao nosso redor, talvez possa ser mais fácil parar por um segundo, durante esses dias tão corridos cheios de trabalho, estudos, dilemas e preocupações, e refletir sobre o caminho em que estamos. Essa decisão pode demorar para ser tomada e, até lá, pode ser um longo trajeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário