sexta-feira, 19 de junho de 2015

Jogos Vorazes: revolução dos distritos termina em novembro

Fotos: divulgação.
Uma das séries literárias adaptadas para o cinema de maior sucesso no momento ganhou recentemente imagens de divulgação e trailer. Jogos Vorazes, saga baseada na obra de Suzanne Collins e protagonizada por Jennifer Lawrence, ganhará o último filme que encerrará a história na telona no fim do ano. “A Esperança – O Final¨ é a continuação do terceiro e penúltimo “A Esperança – Parte 1”, de 2014.

A produção, que estreará em 19 de novembro no Brasil, trará o desfecho da luta da população de Panem (que surgiu após a devastação da América do Norte), que vive sob um regime ditatorial em meio à falta de recursos e pobreza enfrentada pelos cidadãos. Enquanto, os distritos passam por sérias dificuldades e são explorados, a Capital esbanja uma riqueza baseada na disparidade social, mantida graças a um sistema orquestrado pelo Presidente Snow (Donald Sutherland, novamente fazendo um papel de vilão, que novidade!), que controla tudo com mãos de ferro.
Em meio a um triste cenário, as pessoas são submetidas ainda a um torneio no qual jovens são obrigados a duelarem até a morte, enfrentando também perigos criados pela organização dos jogos que também acabam eliminando competidores. Cada um dos 12 distritos precisam apresentar garotos e garotas como representantes de sua localidade, são os tributos. Esse cenário lembra um pouco a história mitológica de Teseu e o Minotauro.

Na Grécia antiga, sendo reprimidos por um rei tirano, os cidadãos da Ilha de Creta eram obrigados a entregar seus jovens para morrerem em um labirinto onde ficava um monstro metade homem, metade touro. Teseu decide ir ao local para acabar com a fera e ganha uma espada e um novelo de lã de Ariadne (filha do rei), para matar a criatura. O herói, assim, consegue sair-se vitorioso. Claro, o monstro que a mocinha de Jogos precisa enfrentar é muito mais complexo e poderoso do que o do mito.

No filme, a participação também é obrigatória, mas há quem se voluntarie, tamanha é a propaganda e a lavagem cerebral produzidas pelo Governo. Katniss (Lawrence) acaba indo para os Jogos no lugar da irmã mais nova, Prim, a quem criou como se fosse sua própria filha. Durante a primeira batalha, a jovem foge e luta contra adversários e ganha aliados, como Peeta (Josh Hutcherson).

Aliás, eles formam um casal nada convencional para os padrões tradicionais da sociedade: ela é forte fisicamente, luta, maneja o arco e fecha como ninguém, quer proteger a todos, saber se impor e está sempre alerta. Já seu par é alguém mais sensível, emotivo, artístico até, e que precisa ser salvo de vez em quando.

Essas diferenças na personalidade de cada um, no entanto, são bacanas, porque dissipa aquela ideia machista e conservadora de que a mulher é um ser dependente do homem, o provedor da casa, e demonstra também que mesmo distintos, eles mantêm uma relação de cumplicidade e confiança um no outro.

No último filme, fica clara a importância de Peeta para a heroína, que sempre se mostrou forte. Os sonhos e surtos da moça, e a culpa que sentiu pelo fato do garoto ter sido raptado pelo governo, após o término do Massacre Quaternário (evento que reuni os vencedores dos jogos) e o início da rebelião iniciada pelo distrito 13, só reforçam o papel do jovem. Outro momento interessante mostra a irmã acalmando Katniss, demonstrando que até os heróis mais destemidos precisam de ajuda, e que o Tordo (símbolo da revolução) é um espelho para a caçula.

Neste filme, as emoções da protagonista são exploradas mais do que a ação em si, se comparados às outras produções. A angústia e o sentimento de impotência são bem trabalhados pela jovem atriz.

Também divide a cena com a garota, Julianne Moore (Alma Coin), na pele da líder do Distrito 13. Eu não li os livros da série, mas sei o final e sobre a conduta da personagem. Como não quero dar spoilers, só fique com a certeza que nada é como parece.

A “Esperança Parte 1” é uma produção mais parada do que as anteriores, mais tensa, mas um bom filme. E que venha o derradeiro e término da história! Uma boa leitura e ótimo fim de semana para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário