segunda-feira, 25 de maio de 2015

Casa da Fraternidade realiza feijoada beneficente no fim de semana

Araranguá - No último domingo, dia 24, a Instituição Espírita Casa da Fraternidade realizou a Feijoada Beneficente em prol dos projetos realizados pela entidade no município. A comunidade saboreou o almoço servido na sede da Casa, situada no bairro Lagoão, ao som da música do maestro dos corais infantil e juvenil da entidade, Reinaldo Hoepers, e da esposa, Valuci Mendes da Silva. 

Saladas diversas, arroz, feijão e carne foram alguns dos alimentos apreciados por adultos e crianças durante a refeição. A instituição também comercializou água e refrigerante. 
Fotos: Vanessa Irizaga.

De acordo com a assessora administrativa, Renata Hahn, atualmente a entidade atende 220 crianças e jovens de 6 a 18 anos, por meio do desenvolvimento de oficinas de balé, capoeira, teatro e coral. A entidade abriga o projeto Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã que aproxima os alunos das expressões artística e cultural, revelando, dessa forma, novos talentos. Além dessas atividades, há ainda o reforço escolar para os estudantes.


No total, há 20 profissionais, dentre os quais estão assistente social, psicopedagoga e psicóloga, e 30 voluntários, mas Renata adiantou que a instituição necessita de mais pessoas se voluntariando para ajudar, por exemplo, no Projeto Biblioteca Semeadores do Futuro, cujo espaço será inaugurado em junho. O local foi construído com o apoio do Ministério do Trabalho e doações da comunidade e os livros foram doados pela Fundação Educar DPaschoal e Biblioteca Nacional. 


Quem quiser doar mais obras, principalmente publicações atuais, de ficção ou não, também pode efetuar doações, assim como desenvolver o voluntariado. "Quem quiser ser voluntário, precisa vir aqui e verificar o que poderá estar fazendo. Precisamos de pessoas para atuar na biblioteca e fazer atividades com as crianças" explicou Renata.



A instituição, que já foi contemplada com o projeto Criança Esperança, cobre apenas parte dos gastos com o valor repassado por meio do convênio com a Prefeitura. Há ainda ajuda da comunidade e realização de eventos, mas os profissionais e voluntários precisam se desdobrar para conseguir manter a entidade. 

Uma das iniciativas nesse sentido é a realização da campanha de manutenção dos projetos assistenciais, por meio da qual as pessoas podem contribuir com doações ou por intermédio de boletos ou depósitos na conta da entidade. 

Segundo a assistente social, Jerusa Serafim, uma das maiores necessidades da entidade é as doações de alimentos. "São servidas 70 refeições todos os dias para as crianças mais carentes. O que mais precisamos é de leite", enfatizou Jerusa, que citou também a necessidade de produtos como carne, arroz e feijão para a preparação da comida dos jovens. As pessoas que quiserem doar podem trazer os donativos na sede da Casa da Fraternidade ou ligar que a equipe buscará os alimentos doados.

A estagiária de assistência social, Giovana Bonacini, lembrou que a entidade usa muito botijões, cerca de quatro por mês, além de ter que arcar com gastos com água, luz, telefone e combustível. 

Saiba Mais

A Casa da Fraternidade é situada na Rua Pedro Gomes, no 740, no bairro Lagoão. O telefone para contato é 3527-0214. O horário de funcionamento da entidade é das 8 às 17 horas.

Para colaborar com a campanha de manutenção o número da agência é 0427; da operação é 003 e da conta corrente é 00451-7.

Um comentário: