terça-feira, 5 de maio de 2015

Mais de 300 pessoas participaram do Dia do Pedal na Cidade das Avenidas

Lazer e esporte sobre duas rodas. A manhã de sexta-feira, dia 1º de maio, foi movimentada em Araranguá, no sul do Estado, em virtude da realização do Dia do Pedal, evento promovido pelo Sesc em todo o Estado que contou com a presença de representantes da Subsecretaria de Políticas Públicas sobre Drogas e da Prefeitura. Ciclistas, skatistas e patinadores reuniram-se para participar do passeio que uniu pessoas de diferentes faixas etárias da região.




Em frente à sede do Sesc, na Avenida Sete de Setembro, ocorreu a concentração, onde a equipe da instituição organizou a comunidade, inscrevendo os participantes e distribuindo camisetas alusivas à atividade. No local, os profissionais também repassaram informações a respeito dos serviços realizados no município.

Antes de pedalar, a população aproveitou para se hidratar, com a distribuição de água mineral, e ainda consumir as maçãs e bananas disponibilizadas pelo Sesc no evento. Para preparar os atletas, uma monitora realizou exercícios ao som de muita música no intuito de aquecer a comunidade que compareceu em peso.

A família da vendedora Zulma Maria Costa Batista é toda envolvida com o esporte. “Meu filho comprou uma bicicleta e estou andando. Ele que me incentivou”, contou Zulma que anda de bike há 30, 40 anos aproximadamente e reserva uma parte do dia para passear.
“Eu ando quase todo dia. Eu tenho uma hora dedicada à bicicleta”, revelou a aposentada que estava acompanhada do herdeiro, que faz parte do grupo de ciclistas Papaléguas. “Há 80 integrantes e a gente tem um grupo no Whatsapp”, destacou o administrador de empresas, Valdinei Costa Batista. A filha, Maria Rita da Rosa Batista, de 12 anos, estava também animada para participar.

Além de Zulma, outras pessoas também trouxeram os filhos para aproveitar o dia. A técnica de enfermagem, Tatiane H.N. de Cândido, relatou que utiliza a bicicleta desde jovem. “Eu acho muito interessante o evento pelo fator da saúde, você acaba encontrando os amigos e fazendo outros novos”, ressaltou Tatiane que levou o filho Vitor de Cândido, de 12 anos. “Quis participar porque é algo saudável”, contou o menino.
Já o comerciante Paulo Mendes trouxe o sobrinho Pedro Henrique Silveira. “Eu já fui ciclista e ando há mais de 20 anos”, relembrou.
Saldo Positivo

Segundo o Gerente, Rafael Machado dos Santos, a boa receptividade dos araranguaenses para com o Sesc deu-se desde a instalação da instituição no município, ficando ainda mais evidente no evento. “As pessoas estão nos procurando bastante para fazer os cursos. Temos mais de 500 inscritos. No dia 26 de abril, fez dois meses que inauguramos. Temos academia, Inglês, violão, e outros cursos”, contou.



De acordo com Santos, o Sesc também desenvolve ações culturais e sociais, como o Sesc Saúde. A última realização ocorreu recentemente no Abimar Supermercado, na qual profissionais mediram a pressão das pessoas e repassaram dicas. A ação ocorrerá uma vez por mês.

Já sobre o Dia do Pedal, o Gerente explicou que a realização também foi uma forma de marcar o Dia do Trabalhador. “É um passeio de baixa intensidade, para a família”, comentou Santos.

Minhas impressões

O evento em si foi muito legal e bem organizado. Na verdade, fiquei pensando como iria tirar as fotos, acompanhando o trajeto, mas cheguei à conclusão que o melhor era pegar a bike e parar nos momentos oportunos para fotografar. Arrisquei também em bater algumas fotos enquanto andava (não tente fazer isso em casa, ou melhor, na rua, rsrs) e, claro, não ficaram tão boas, mas vale a experiência. Quanto ao passeio, foi ótimo porque você nem sente o tempo passando ou o cansaço que, em outra ocasião, seria mais perceptível. Já estou esperando a edição do ano que vem!

Percurso

Os participantes iniciaram o trajeto na Avenida Sete de Setembro, passando pela Igreja Matriz, em frente à Praça Hercílio Luz; adentrando o Calçadão e seguindo para as proximidades do Samae, e indo em direção novamente à Igreja. Após o término do passeio, houve um sorteio de brindes realizado pelos colaboradores do Sesc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário